quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Esforça-te e tem bom ânimo!!

Depois de "milianos", cá estou. =D
Tô na intenção de ler a bíblia toda até o fim do ano, então to regaçando de ler todos os dias pra cumprir com meu propósito.
Hoje, dia 01 de setembro, começei os livros de Levítico, Josué, Jó, Isaías e Marcos. São respectivamente um lívro do Pentateuco Hebraico, um livro "histórico", um poético, um profético e um evangelho.
A propósito, o primeiro capítulo de Josué mexeu bastante comigo.
Depois de Moisés (o cara que tirou o povo de Deus do Egito, porque eles eram escravos lá, e ficou quarenta anos no deserto antes de entrar na terra que Deus prometeu pra Abraão, pra Isaque e pra Jacó) morrer, Josué se torna líder instituído por Deus pra levar a galera toda pra tal Terra de Canaã.
E, com certeza, bateu um medinho nele, na hora que ele viu toda a responsa da liderança nas suas costas...
Mas Deus falou com ele o seguinte: "Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida: como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo: porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria." (vers. 5-6)
A única coisa que Deus queria de Josué, era que ele se esforçasse para guardar as leis de Deus, e para que ele fizesse somente a vontade Dele. Se assim ele fizesse, Deus ia dar a terra da promessa ao povo, e Josué também usufruiria disso. Deus estava com Josué e prometeu fazer prosperar o caminho dele! (vers. 7-9)
Mas o "manto" dessa palavra tá do versículo 10 ao 18.
Josué manda o povo se munir de alimento para atravessar o Jordão. Depois lembrou o povo que Deus daria descanso e certamente daria aquela terra pra eles... Mandou os mais fortes atravessarem primeiro, armados, para ajudar os mais fracos. E depois que os mais fracos estivessem descansados, atravessariam o rio, e então todos seriam herdeiros da terra.
O alimento é aquilo que nos dá força, aquilo que faz com que aguentemos até o fim do dia em pé, mesmo depois de muito trabalho. Para a fé, o que nos dá vigor é a Palavra de Deus... Ela faz com que atravessamos o deserto e a correnteza de um rio, com a certeza de que chegaremos sãos ao outro lado, e que herdaremos a promessa. Ela nos faz ter sonhos. Uma pessoa sem sonhos, morre pra vida, e pras muitas conquistas que Deus nos prepara.
Jesus nos disse "Eu sou o pão vivo que desceu do céu..." (João 6:51), e mais, "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra" (João 4:34).
No nosso caso, nos espelhando na situação de Josué e do povo hebreu, devemos nos alimentar da Palavra viva que é Jesus, aceitando-o e seguindo seus passos, ou seja, fazendo a vontade do Pai. Isto nos dará força para enfrentar as diversidades em pé, com a certeza da conquista.

Tá. Depois, Josué fala que Deus dará descanso.
Dae eu lanço pra vocês a seguinte pergunta: Quantas coisas nos desgastam no nosso dia a dia? Quantos vícios, rancores, mágoas... Quantos pecados?
Antes de nos presentear, Deus quer nos limpar. Ele quer que descansemos de tudo o que nos oprime.
Jesus disse "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28)
Então, Josué fala para os que já estão descansados atravessar o rio primeiro, armados.
Hm... Interessante.
Tem uma passagem que vários discípulos de Jesus não conseguem expulsar um demônio dum rapaz. E ae, como se fosse a coisa mais simples do mundo, Jesus chega e expulsa-o. Então os discípulos perguntam por que eles não conseguiram expulsá-lo antes. E Jesus fala que é porque eles tinham pouca fé, mas não só por isso... Ele disse "esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum". (Mateus 17:19-21)
Bela arma, não?
Fé, que vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10:17), oração e jejum. Só isso!
A Palavra nos dá fé, porque nos faz conhecer a Deus de fato, então nos faz fortes. Dae a oração faz com que meditemos na Palavra, a entendamos e conheçamos a vontade de Deus, e o jejum é basicamente o esforço de se fazer essa vontade de Deus. É como um exercício, para abrir mão do que mais gostamos, com o fim de melhor fazermos a vontade Dele.
Legal que esse "trio" não é só para dar força pra gente. Mas, assim como mostra em Josué, é para ajudar os que ainda estão fracos... Ter fé, orar e jejuar, não é só para a conquista da nossa promessa, mas para que outros a conquiste também!
Através desse ato, cobrimos espiritualmente as pessoas ao nosso redor, para que elas também sejam "aliviadas" por Jesus, e possam "atravessar o rio", ajudar outras pessoas, e então herdar as próprias promessas.
Voltando ali pra Josué 1, dos versículos 16 ao 18, o povo responde a Josué o seguinte: que fariam exatamente o que ele mandasse, porque sabiam que Deus estava com ele.
É isso... Se Deus colocou sobre você uma liderança, é porque ela tem algo a te ensinar. Honre seus líderes. Ajude-os.
Da mesma forma que Josué honrou Moisés, agora o povo estava honrando a Josué.
Você terá discípulos iguais a você (enquanto discípulo de outro).
E só pra terminar... O último trechinho do versículo 18 fala: "tão somente esforça-te, e tem bom ânimo".
Ou seja... Tá difícil fazer o que é certo? Tá difícil orar porque dá sono? Você esquece de jejuar? Não tem discípulos ainda? O horário de ir a igreja é inascessível para você? Então pára!
Você entendeu tudo o que foi dito aqui... Tá difícil, mas não é impossível. NADA PRA DEUS É IMPOSSÍVEL.
E, acredite, Ele não desistiu de você, seu cabeça dura.
Ele só tá pedindo: "Não desanime! Dá mais um passo... Só mais um. Mais um... Mais um... SE ESFORÇA! Mais um...."
Um dia de cada vez, um desafio de cada vez. Se esforce e páre de se lamentar!

E não se esqueça... Logo, ali, depois do rio, tem aquilo que você sonhou a vida inteira.

=DD
Ósculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário